Secretaria de Missões da Igreja Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga

MAIO LARANJA

A cada dia o número de crianças e adolescentes abusados sexualmente aumentam no Brasil e no mundo. Isso quer dizer que provavelmente você já esteve perto de uma criança ou adolescente que sofre esse tipo de mal. No Brasil, são registrados por dia, pelo menos, 130 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes (segundo pesquisas de 2022), e o que estamos fazendo a respeito?

O maio laranja é um mês dedicado a conscientização e combate ao abuso sexual a crianças e adolescentes. Se você gostaria de saber mais sobre essa história, clique aqui. ( https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/voce-sabe-o-que-e-maio-laranja )

Apesar de existir uma data e um mês para o combate, vale lembrar que esta é uma causa do ano inteiro e que devemos estar atentos em todos os 365 dias do ano.

Você sabe como identificar possíveis sinais de abuso sexual em uma criança ou adolescente? Veja alguns dos principais sinais:

  • Surgimento de medos e rejeições, principalmente o de ficar sozinha com algum adulto específico ou de seguir realizando/frequentando uma determinada atividade;
  • Comportamentos regressivos, como querer voltar a dormir na cama com os pais, fazer xixi na cama, chupar dedos, usar chupeta e/ou mamadeira etc.;
  • Comportamentos agressivos, como machucar animais;
  • Comportamentos hiper sexualizados ou inapropriados para a idade, como brincadeiras sexualizadas com amigos, bonecas e animais;
  • Evasão escolar e/ou queda súbita no rendimento ou frequência escolar;
  • Sinais físicos, como lesões e outros hematomas sem uma explicação clara para terem ocorrido; coceira ou vermelhidão nos órgãos genitais, além de sangramento ou corrimento;
  • Gravidez precoce;
  • Infecções sexualmente transmissíveis.

Fonte: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia-sexual/tipos-de-violencia/abuso-sexual-infantil/

Nossas crianças e adolescentes precisam ser protegidos, eles precisam saber que em nós encontrarão um porto seguro, alguém em que possam confiar.

Pais e mães, estejam atentos aos seus filhos e principalmente estejam atentos em quem está perto de seus filhos. Observe constantemente o comportamento deles ao sair e voltar para casa, ao chegar da escola, da casa de um amigo. Não tenha medo de ser duro demais ao não permitir que seu filho(a) vá a determinado lugar porque você não conhece as pessoas que estarão lá, ou por não conhecer o novo amiguinho dele. Não tenha medo de proteger seu filho, mesmo que para isso você precise parecer um pouco rígido!

Não podemos permitir que o índice diário de abuso sexual aumente, muito pelo contrário, precisamos fazer com que esses números caiam a cada dia, graças ao fato de que os pais, pastores que verdadeiramente cuidam de suas ovelhas, líderes de departamentos, conselheiros, professores, amigos, vizinhos, estão mais atentos e impedem que atos cruéis aconteçam contra as nossas crianças.

Fique atento. Vamos baixar o índice!


 

Reportagem/SEMADI

Fale Conosco

  • (11) 4524-4694 - FIXO
  • (11) 9 97502448 - VIVO
  • (11) 9 49747803 - TIM

 

Funcionamento de terça à sexta-feira
das 08h00 ás 17h00

Semadi na Rede

Informativo

Onde Estamos

Rua José Furlan, 45, Nosso Teto
CEP: 13251-661 | Brasil - Itatiba/SP
contato@semadisp.com.br

América, África, Europa, Oceania e Brasil

CONTRIBUA COM A OBRA MISSIONÁRIA:
Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga

Banco Bradesco
Ag. 119 | CC 110.891-3

Banco Itaú
Ag. 0047 | 17664-9

Chave PIX
secretaria@semadisp.com.br

Olá clique abaixo para falar com nosso atendimento ou então envie um email para contato@semadisp.com.br

Chame no Whatsapp
Close and go back to page